top of page

Início da luta

O tratamento do câncer é feito por meio de uma ou de várias modalidades/técnicas de tratamento combinadas. A principal delas é a cirurgia oncológica, que pode ser empregada em conjunto com radioterapia, quimioterapia ou transplante de medula óssea, conforme cada caso. O médico vai escolher o tratamento mais adequado de acordo com a localização, o tipo do câncer, a condição clínica do paciente e a extensão da doença. Todas as modalidades de tratamento são oferecidas, de forma integral e gratuita, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Radioterapia

​

 É um tratamento no qual se utilizam radiações para destruir um tumor ou impedir que suas células aumentem. Estas radiações não são vistas e durante a aplicação o paciente não sente nada.
 

Benefícios da Radioterapia
 

Metade dos pacientes com câncer são tratados com radiações e é cada vez maior o número de pessoas que ficam curadas com este tratamento. Para muitos pacientes, é um meio bastante eficaz, fazendo com que o tumor desapareça e a doença fique controlada ou até mesmo curada. Quando não é possível obter a cura, a radioterapia pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida. Isso porque as aplicações diminuem o tamanho do tumor, o que alivia a pressão, reduz hemorragias, dores e outros sintomas, proporcionando alívio aos pacientes.

RADIOTERAPIA
Pós

 

Os efeitos indesejáveis mais frequentes em pacientes que fazem tratamento de câncer por radioterapia são o cansaço excessivo, a perda de apetite e dificuldade para comer e há maior sensibilidade na pele.

*Passe o mousse para revelar o quadro

Quimioterapia

Tratamento que utiliza medicamentos para destruir as células doentes que formam um tumor. Dentro do corpo humano, cada medicamento age de uma maneira diferente. Por este motivo são utilizados vários tipos a cada vez que o paciente recebe o tratamento. Estes medicamentos se misturam com o sangue e são levados a todas as partes do corpo, destruindo as células doentes que estão formando o tumor e impedindo, também, que elas se espalhem pelo corpo. O paciente pode receber a quimioterapia como tratamento único ou aliada a outros, como radioterapia e/ou cirurgia.

ONCOLOGISTAFábio Franke
00:00 / 01:08

Diferença entre radioterapia e quimioterapia

Forma de Tratamento

​

O tratamento é administrado por enfermeiros especializados e auxiliares de enfermagem, podendo ser feito das seguintes maneiras:

Via Oral
(pela boca)

O paciente ingere pela boca o medicamento na forma de comprimidos, cápsulas e líquidos. Pode ser feito em casa.

Tópico

 (sob a pele ou mucosa)

O medicamento (líquido ou pomada) é aplicado na região afetada.

Intravenosa
(pela veia)

A medicação é aplicada diretamente na veia ou por meio de cateter (um tubo fino colocado na veia), na forma de injeções ou dentro do soro.

Intracraneal
(pela espinha dorsal)

Menos frequente, podendo ser aplicada no líquor (líquido da espinha), pelo próprio médico ou no centro cirúrgico.

Subcutânea
(pela pele)

A medicação é aplicada por injeções, por baixo da pele.  

Intramuscular
(pelo músculo)

A medicação é aplicada por meio de injeções no músculo.

Os efeitos colaterais da quimioterapia variam de paciente para paciente, mas geralmente consistem em fraqueza, diarreia, perda de peso ou aumento dele, feridas na boca, queda de cabelo e outros pelos do corpo, enjoo, vômitos e tonteiras.

ENTREVISTA COM O ESPECIALISTA- 5.mp3Fábio Franke
00:00 / 00:51

Efeitos da quimioterapia no corpo do paciente

bottom of page